terça-feira, 24 de novembro de 2009

O eu ilusório e o Eu Real

Às vezes, ou quase sempre, é difícil a compreensão direta acerca do nosso "eu" ilusório (ego) e do nosso Eu Real. O entendimento que temos de um e do outro tornam-se limites extremos quando tentamos encontrá-los, no entanto, devemos nos esforçar na auto-investigação, percebendo que não pode haver dois "eus". Quer dizer, podem existir milhares de falsos "eus", mas que não tem, absolutamente, nada a ver com o nosso Eu Real.

Ramana Maharshi, em conversa e ensinamentos com seus discípulos, explica claramente este assunto, deixando explícito que a única Verdade é o Eu Real.


D: Quando eu procuro o "eu", eu não vejo nada.
B: Você diz isso porque você está acostumado a identificar o seu eu com o seu corpo e a sua visão com os olhos. O que existe para ser visto? E por quem? E como? Existe apenas uma Consciência e Esta, quando se identifica com o corpo, projeta a si mesma através dos olhos e vê os objetos a sua volta. O indivíduo está limitado ao estado de vigília; ele espera ver algo diferente e aceita a autoridade dos seus sentidos. Ele não vai aceitar que aquele que vê, os objetos vistos e, o ato de ver, são todas manifestações da mesma Consciência - o "Eu-Eu". A prática da meditação ajuda a superar a ilusão de que o Eu Real é alguma coisa (objetiva) para ser vista. Na verdade, não há nada para ver. Como você se reconhece agora? Você precisa de um espelho na sua frente para reconhecer a si mesmo? A consciência em si é o "eu". Realize-a e isto é a Verdade.

D: Quando eu investigo a origem dos pensamentos há a percepcão do "eu", mas isso não me satisfaz.
B: Exatamente. Isso acontece porque essa percepção de "eu" está associada a uma forma, talvez a forma do corpo físico. Mas nada deveria ser associado ao Eu Puro. O Eu Real é a Realidade Pura em cuja luz brilha o corpo, o ego, e tudo mais. Quando todos os pensamentos são aquietados sobra apenas a Pura Consciência.

Livro: Os Ensinamentos de Ramana Maharshi em Suas Próprias Palavras
Editora Advaita (Arthur Osborne)

Nenhum comentário:

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar