sábado, 3 de outubro de 2009

Toda felicidade vem da Consciência

P: A dor não é aceitável.
M: Por que não? Tente e você encontrará na dor uma alegria que o prazer não pode dar, pela simples razão que a aceitação da dor o leva mais intensamente que o prazer. O ser pessoal, por sua própria natureza, está continuamente perseguindo o prazer e evitando a dor. O fim deste padrão é o fim do ser. O fim do ser com seus desejos e medos lhe permite retornar a sua natureza real, a origem de toda felicidade e paz. O desejo permanente de prazer é o reflexo da harmonia interior eterna. (...)

P: Você aconselha evitar o prazer e aspirar a dor?
M: Não, nem aspirar o prazer, nem evitar a dor. Aceite ambos como chegam, aprecie-os enquanto durarem, deixe-os ir quando devem ir-se.

P: Como é possível apreciar a dor? A dor física pede ação.
M: Certamente. E assim é com a mental. A felicidade está na Consciência disto, em não se encolher ou, de qualquer modo, afastar-se. Toda a felicidade vem da Consciência. Quanto mais consciente somos, mais profunda é a alegria. A aceitação da dor, a não-resistência, a coragem e a paciência abrem profundas e permanentes fontes de felicidade real, verdadeira bem-aventurança.

P: Por que a dor deveria ser mais eficaz que a alegria?
M: O prazer é aceito prontamente, enquanto todos os poderes do ser rejeitam a dor. Como a aceitação da dor é a negação do ser, e o ser se interpõe no caminho da verdadeira felicidade, a aceitação total da dor libera o manancial da felicidade.

EU SOU AQUILO

Tat Twan Asi
Sri Nisargadatta Maharaj

Nenhum comentário:

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar