quarta-feira, 30 de outubro de 2013


A Competição junto à Irrelevância de Deus

O nosso mundo é um mercado. Todos a chamar a atenção, e a tentar convencer os outros de que o que vendem é necessário para se ter uma vida boa. Somos informados a toda a hora do que precisamos para sermos felizes: um micro-ondas, um computador, umas férias nas Caraíbas, o último sabonete. E é tentador para a religião vir também para o mercado apregoar com os outros concorrentes: 

"Precisais da religião para serdes felizes, bem sucedidos e até mesmo para serdes ricos!"

Uma das razões para a explosão das seitas na América Latina é que elas prometem riqueza. E é assim com a maioria das religiões, que estão lá para apregoar o que é importante para a vossa vida. Yoga esta semana, aromaterapia na próxima. Conseguiremos nós persuadi-los a darem uma oportunidade às nossas crenças?

Precisamos de cristãos no meio da massa, a gritar com os demais em plena azáfama do mercado, tentando chamar a atenção. Por outro lado, os mosteiros encarnam uma verdade mais profunda. Fundamentalmente, ao prestar culto a Deus não por Ele ser relevante para nós, mas simplesmente porque Ele É. 
A voz da sarça ardente proclamou: “Eu sou aquele que sou”. O que importa não é que Deus seja relevante para nós, mas que em Deus encontramos a revelação de toda a relevância, a estrela polar das nossas vidas. (...) Lá no fundo as pessoas sabem que um Deus que tem necessidade de demonstrar que é útil não é digno de ser adorado. Um Deus que tem que ter relevância não é Deus. A vida do monge testemunha a irrelevância de Deus, pois tudo o mais só é relevante em relação a Ele. As vidas dos monges testemunham isso mesmo, pela ausência de qualquer atividade particular, exceto permanecer com Deus. No centro das vossas vidas existe um vazio, como o espaço entre as asas dos querubins. Lá, podemos ter um vislumbre da glória de Deus.
[Timothy Radcliffe, op; adaptado]

2 comentários:

@DiellyMiranda disse...

Adorei! De onde vc é? Fiquei curiosa. Mto legal o texto!

Muni, G. disse...

Rj e vC?

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar