quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Esse tempo só existe no nível da forma

  Essa vida experienciada aqui agora, assim como qualquer outra vida existente neste pequeno habitat, está sujeita ao tempo. Inevitável desconsiderar este aspecto como elemento inerente à qualquer espécie. Tudo, absolutamente tudo, no nível da forma, um dia irá expirar. Talvez seja um dos principais males que a humanidade enfrenta e que poucos relevam. Talvez seja melhor assim, ou não. O certo é que não adianta fazer nada para mudar, porque tudo há de ser assim. 


Aceitar tudo como é pode ser o caminho mais fácil em direção a paz. Quando passamos a compreender que as atividades realizadas e àquelas a realizar são todas fugazes no tempo, podemos perceber com maior clareza que o mundo não pode oferecer nada que seja permanente.

Da mesma forma, a entrega também pode ser considerada uma alternativa no caminho do auto-conhecimento. Quando nos "abandonamos" da identificação com tudo aquilo que nos atormenta, entregamos o que somos para que a própria vida seja, nos deixando conduzir leves e soltos. Continuamos aparentemente responsáveis pelas atividades, conhecendo pessoas, se envolvendo com novas experiências, mas isento de desejos, expectativas e medos criados pela mente e ego.

Assim, deixamos de exigir que situações aconteçam e deixamos de exigir do outro para atender nossa própria satisfação. O que, na ilusão, a satisfação só pode existir no nível do ego.


Portanto, ao fim, o melhor de tudo: "o milagre é que, quando deixamos de fazer exigências, deixamos de cobrar, tudo absolutamente, todas as situações, pessoas, lugares e eventos que passam pelas nossas vidas acabam se tornando momentos da mais pura satisfação, em harmonia com tudo e com todos".


A beleza e o encanto da espécie humana esconde-se atrás do mistério da vida, quer seja fugaz no seu sentido superficial, quer seja ilimitado para aqueles que caminham em direção a eternidade.

4 comentários:

Pamela Facco disse...

Nossa, difícil sua linguagem e voltas.
Eu entendi, mas adianto q seu texto pode ser muito mal interpretado por quem não entenda de profundidade.

Muni, G. disse...

Em qual sentido vc se refere a interpretação? Om.

Karine Melo disse...

obrigada pela visita..

Te seguindo..

beijos :*

Antenor Emerich disse...

OLa, uma amiga me indicou seu espaço e adorei, e invejei o seu emissário de ventos virtual. :D

meu end: http://realmetafisica.blogspot.com/
o de minha amiga: http://atoderefletir.blogspot.com/

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar