sábado, 30 de janeiro de 2010

O pensamento-eu é a raiz de todos os nossos problemas

Incansavelmente, me questiono e deparo defronte ao meu ser ou ao meu "eu". Incerto e enganado pelos pensamentos sobre quem sou, surge a dúvida e assim, a busca permanece. 

Ramana Maharshi afirma que "depois desse pensamento-eu surgir, todos os outros pensamentos surgem; assim, o pensamento-eu é o pensamento raiz... e se a raiz for cortada, todo o resto cai também". 

Então, questionaram para Ramana:

S: Mas como eu devo fazer isso?
R: O "eu" está sempre aí, que seja no sono profundo, no sonho ou no estado de vigília. Quem dorme é o mesmo quem está falando agora. Sempre existe o sentimento de "eu". Se não fosse assim, você estaria negando a sua própria existência. Mas ninguém nega que você existe.

S: Eu ainda não entendi. Você está dizendo que o "eu" agora é o falso "eu". Como eliminar o falso "eu"?
R: Você não precisa eliminar nenhum falso "eu". Como pode o "eu" eliminar a si mesmo? Tudo o que você precisa fazer é encontrar a Fonte do "eu, e permanecer lá. O seu esforço só pode levá-lo até este ponto. A partir daí o Transcendental vai tomar conta de si mesmo. Você não pode fazer mais nada então. Nenhum esforço pode chegar até Ele.

S: Seu "eu" existo sempre, aqui e agora, por que não sinto isso? 
R: Quem diz que você não sente? O Eu Real ou o eu falso? Investigue e você descobrirá que é o falso eu que o diz. Este falso eu é o obstáculo que deve ser removido para que o verdadeiro Eu possa deixar de estar oculto. O sentimento "eu não realizei" é o obstáculo à Realização. Na verdade já há a Realização. Não há nada mais a ser realizado. Se houvesse, a realização seria algo novo que não existia antes, mas que acontecerá em algum momento no futuro; mas tudo o que surge também desaparece. Se a Realização fosse algo assim não seria eterna e, sendo transitória, não valeria a pena ser encontrada. Portanto, o que nós buscamos não é algo que vai começar a existir, mas sim aquilo que existe eternamente mas que está velado por nossas obstruções mentais. Tudo o que precisamos fazer é remover essas obstruções. O Eterno só não é reconhecido como tal devido à ignorância; logo, a ignorância é o obstáculo. Livre-se dela e tudo estará bem. A ignorância nada mais é do que o pensamento-eu - descubra sua fonte e ela desaparecerá.

Portanto, devemos buscar profundamente a raiz do problema, a fonte do "eu". Descobrindo a origem deste "eu", todos os problemas desaparecem e o que permanece é o puro Eu Real.

Om. Metta.

Nenhum comentário:

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar