quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O livre-arbítrio existe?

Então, quando Bhagavan Ramana Maharshi, abandonou o lar em pleno auge de sua juventude, sua mãe foi procurá-lo, buscá-lo e, quando ela o encontrou ele estava em mauna (silêncio absoluto). Na ocasião, ouvindo o pedido de sua mãe para que ele voltasse para casa, ele escreveu a seguinte resposta em um papel:


                      "O Ordenador controla o destino das almas de acordo com o seu prarabdha karma (karma a ser trabalho nesta vida, resultante de ações de vidas passadas). O que quer que esteja destinado a não acontecer não irá acontecer, por mais que você se esforce. O que quer que esteja destinado a acontecer, irá acontecer, não importando o que você faça para evitá-lo. Isso é certo. Portanto, o melhor caminho é permanecer em silêncio".


[Uma forma concisa de uma pergunta que lhe faziam com freqüência e sua resposta típica no sentido de que não apenas explicava a teoria, mas também prescrevia o que devemos fazer].


D: Existe predestinação? E se o que está destinado a acontecer irá acontecer de qualquer maneira, há alguma utilidade em orar ou nos esforçarmos, ou simplesmente deveríamos ficar inertes?


B: Só há duas maneiras de conquistar o destino ou ser independente dele. Uma é investigar quem está submetido a esse destino e descobrir que é apenas o ego que está preso a ele e não o Eu Real, e que o ego é não-existente. A outra forma é matar o ego através da entrega absoluta a Deus, compreendendo sua própria impotência e dizendo em todos os momentos: "Não eu, mas Vós, Oh meu Senhor", assim renunciando todo sentimento de "eu" e "meu", e deixando que Deus faça o que quiser com você. A entrega não é completa enquanto o devoto ainda espera algo em troca dela. A verdadeira entrega é amar a Deus pelo próprio amor, e não a fim de ganhar outra coisa, nem mesmo a salvação. Em outras palavras para conquistar o destino é preciso apagar o ego completamente, quer você faça isso por meio da auto-inquirição (atma-vichara) ou por meio do caminho da devoção (bhakti-marga).


[Na realidade, às vezes, algumas questões respondidas pareciam contraditórias. No entanto, os ensinamentos de Bhagavan expõem que a individualidade possui apenas uma existência ilusória. Enquanto a pessoa imaginar que tem uma individualidade ela também imaginará que esta possui livre arbítrio. Ambos coexistem. (...) No nível do advaita ou não-dualidade, o ego não tem livre-arbítrio, pois não há ego; mas a nível da realidade aparente o ego consiste de livre-arbítrio, ou seja, é a ilusão do livre-arbítrio que cria a ilusão da existência do ego].


Da Teoria à Prática: é isso! 
Questione-se inteiramente ou entregue-se absolutamente... diante de tudo isso, nos resta descobrir qual é o nosso único propósito... para QUEM surgem essas questões ou se entregar totalmente e ficar em paz.

Livro: Os Ensinamentos de Ramana Maharshi em Suas Próprias Palavras
Editora Advaita (Arthur Osborne)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom!!!!!!

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar