sábado, 5 de setembro de 2009

Retiro na Montanha Encantada: 25/07/09 a 01/08/09

E a gente foi. Sem saber de nada.

Como parte do Curso de Aprofundamento em Yoga e Meditação, com Marco Schultz, na incerteza do próximo agOra tudo aconteceu de forma tão livre e tão natural neste retiro, em Garopaba, Florianópolis-SC, no Centro de Yoga Montanha Encantada. Todos ali (SP, RJ e FLN), presentes, atentos em cada movimento, em cada ensinamento: tivemos a oportunidade de vivenciar 7 dias de profunda integração! Integração em todos os sentidos: com a natureza, com as dificuldades, com o outro e assim, principalmente, consigo mesmo.

Em sintonia, fomos abençoados no início do retiro pela ordem do dia fora-do-tempo, observado pelo calendário lunar, em 25/07/09. Nada mais perfeito do que celebrar a arte da vida na pausa exatamente no início do retiro. Aliás, esse conceito "temporal", como é tudo tão relativo!

Amanhecer todos os dias em meditação realmente é uma das práticas mais misericordiosas que existe. Aliás, espiritual e politicamente falando, a prática de meditação é o único caminho onde não há críticas, onde só se fala bem, sob todos os aspectos, inclusive no meio científico. Por isso, a meditação pode ser um dos Verdadeiros Caminhos do Amor, sem regras, sem dogmas e idéias pré-concebidas.

Alinhado com o silêncio meditativo, 2 horas de práticas de yoga foram essenciais para o nosso despertar! Agora, imaginem só 108 Suryas em jejum! Não é pra qualquer um, não! Salve, salve, sangha!

E Graças aos 108 Suryas, o sOL, iluminado sOL apareceu e subimos a montanha! Silenciosamente, fomos caminhando, caminhando até mais e mais para cima, pra ficar mais e mais perto do céu. Dali, bem do alto, elevamos a nossa intenção e, apesar do frio, o esforço e a vontade da sangha fizeram valer a pena.


(clique para ampliar)

As pausas de mauna foram imprescindíveis. Estar e ser no silêncio ao lado do outro exige mais de si e exige um pouco mais de cuidado, um pouco mais de atenção, pois sendo você com você, fica tudo sendo seu: choro, grito, desespero, alegria, amor e sorriso. E basta o outro, para entrar em seu mundo e espelhar o que já está em você.

Tentei registrar outro momento, a fim de assoprar preces por estes nossos cantos e trazer um pouco de recordação transcendental. Dentre outras vivências, foi mágico! Om Tare Tuttare Ture Soha, flautas e tambores com Daniel Namkhay! A gravação tá bem tosca, mas vai assim mesmo, pelo som e pela vibe! Escuta, escuta e sente o uhuuuuuu... dá um PAUSE no Ipod!



Indescritível falar sobre tudo que vivenciamos ali: segue aqui um comentário que fiz pro nosso querido e amigo professor M.S.: "Sobre o retiro, não há muitas palavras para descrevê-lo. Todo silêncio já diz tudo. Pessoas em comunhão, partilhando de um mesmo propósito e tudo foi acolhimento sincero e união verdadeira".

É isso. Vamo que vamo... continuar no caminho, indo e vindo, sendo e acontecendo, não importando com o resultado.

Hare Om Tat Sat.


(clique para ampliar)

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Hare-Mitra!!!
Adorei o "acolhimento sincero e união verdadeira".
Todo o Cuidado Amoroso com o próximo, que é a extensão de nós mesmos!!! Somos Todos Um!
Hare Om Tat Sat! Hare Krishna!
beijos no coração!

Muni, G. disse...

Jaya, Mitra! Que assim sejamos: unos em matéria e em essência! Haribol!

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar