sábado, 29 de agosto de 2009

Desejos satisfeitos, mais desejos procriados

M: O que há de errado com seu mundo para que você tanto o xingue?
P: Ele é cheio de dor.

M: A natureza não é agradável nem dolorosa. É toda inteligência e beleza. O sofrimento e o prazer estão na mente. Mude sua escala de valores e tudo mudará. O prazer e o sofrimento são mera perturbação dos sentidos; trate-os igualmente e existirá apenas felicidade. O mundo é o q você faz dele; sem dúvida, faça-o feliz. Apenas o contentamento o pode fazer feliz. Desejos satisfeitos procriam mais desejos. Mantenha-se distante de todos os desejos e o contentamento que vem de si mesmo será um estado com muitos frutos, recheados de um estado puro de plenitude. Não desconfie de sua aparente esterilidade e vacuidade. Acredite em mim, é a satisfação do desejo que gera a miséria. A liberdade dos desejos é felicidade.

P: Há coisas que necessitamos.
M: O que virá a você, se não pede o que não necessita. Ainda assim, apenas poucas pessoas alcançam este estado de completa imparcialidade e desapego. É um estado muito elevado, o próprio limiar da liberação.

P: Tenho sido estéril durante os dois últimos anos, estive desolado e vazio e frequentemente pedi pela morte.
M: Bem, com sua vinda pra cá os acontecimentos começaram a funcionar. Deixe que as coisas aconteçam como elas querem acontecer, elas se ordenarão por si próprias no fim. Não precisa esforçar-se em direção ao futuro. Ele virá a você por si próprio. Durante algum tempo mais você permanecerá como um sonâmbulo, como você está agora, desprovido de significado e segurança; mas este período terminará e você achará seu trabalho frutífero e fácil. Há sempre momentos em quese sente vazio e estranho. Tais momentos são muito desejáveis pois significam que a alma se desfez de amarras e navega para lugares distantes. Este é o desapego: quando o velho terminou e o novo ainda não veio. Se você tem medo, o estado pode ser penoso; mas não há realmente nada a temer. Recorde da instrução: o que quer que você encontrar, vá além.

EU SOU AQUILO
Tat Twam Asi
Conversações com Sri Nisargadatta Maharaj

Nenhum comentário:

Review

Posts relacionados que você também poderá gostar