O módulo 2 do Curso de Aprofundamento em Meditação e Yoga, sob as orientações de Marco Schultz, aconteceu entre 18/04 e 19/04/2009 no Studio do Yoga Flow.
Como sempre do melhor, as práticas de meditação deram início ao módulo, a fim de proporcionar um maior estado de atenção. Iniciar a prática com a postura sentada e ereta, em lótus ou semi-lótus, exige esforços que vão além do habitual. Nosso costume caótico "no pensar", "no falar", "no movimentar", inibe o desejo de aquietar. Sinto que a cada dia precisamos criar mais e mais espaços, a fim de permitir um caminho mais livre e fluido.
Abrir mão das expectativas e das dificuldades.
Trazer em nossas vidas um maior nível de renúncia.
A sequência da aula foi sobre Yamas e Niyamas, como parte dos estudos tão necessários na busca pelo auto-conhecimento e caminhos espirituais. Entendo que o "mundo da Yoga", como qualquer outro mundo que visa a busca por um crescimento interior, exige mandamentos e preceitos a seguir. Cabe a cada um, querer entendê-lo e vivenciá-lo da melhor forma possível.
Como já existem inúmeras páginas que tratam do assunto, resolvi apenas resumir os 5 yamas e os 5 niyamas:
Yamas, como preceito para nos relacionarmos com o mundo exterior, sendo eles:
* ahimsa = não-violência
* satya = não mentir, dizer a verdade
* asteya = não roubar
* brahmacharya = monge celibatário, aquele que segue Deus
* aparigraha = não-possessividade, desapego
Niyamas, como preceito para nos relacionarmos consigo a partir do mundo interior, sendo eles:
* saucha = pureza, desintoxicação
* santosha = contentamento, aceitar a realidade como ela é
* tapas = vigor, austeridade, disciplina
* svadhyaya = auto-estudo, práticas formais
* isvara pranidhanani = imanifesto, Deus Absoluto Impessoal
As práticas seguiram e deram andamento ao 2o módulo de maneira muito expressiva, intensa e tecnicamente bem distribuídas, compostas por posturas terapêuticas e de alinhamento integrativo.
A questão não é não pensar, mas não se identificar com os pensamentos a fim de não se "intoxicar".
Contentamento não é estar contente momentaneamente, mas sim apreciar o belo em tudo, absolutamente em paz e em harmonia.
Estar além da identificação com o imediatismo.
Praticar o sadhana de dentro para fora.
Entregar as ações a um propósito maior que o pessoal, sem ansiedades e sem expectativas.
A idéia da meditação é estabelecer uma relação amigável com a experiência, independentemente de como ela se apresenta, fácil ou difícil.
Agradecimentos ao Enky, pelo envio de suas anotações, muito bem elaboradas.
In' lakech.
Namastê.
Om Shanti.
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